quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Brilho Eterno de uma mente sem lembranças(2004)


seta3.gif (99 bytes) Ficha Técnica
Título Original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Gênero: Comédia Romântica
Tempo de Duração: 108 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: www.eternalsunshine.com
Estúdio: Blue Ruin / This Is That Productions / Focus Features / Anonymous Content

Distribuição: Focus Features / UIP / TriStar Pictures S.A.
Direção: Michel Gon
dry
Roteiro: Charlie Kaufman, baseado em estória de Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth
Produção: Anthony Bregman e Steve Golin
Música: Jon Brion
Fotografia: Ellen Kuras
Desenho de Produção: Dan Leigh
Direção de Arte: David Stein

Figurino: Melissa Toth
Edição: Valdís Óskarsdóttir
Efeitos Especiais: Custom Films Effects


seta3.gif (99 bytes) Elenco
Jim Carrey
(Joel Baris
h)
Kate Winslet (Clementine Kruczynski)
Gerry Robert Byrne (Condutor de trem)
Elijah Wood (Patrick)
Thomas Jay Ryan (Frank)
Mark Ru
fallo(Stan)
Jane Adams (Carrie)
David Cross (Rob)

Kisrten Dunst (Mary)
Tom Wikilson (Dr. Howard Mierzwiak)
Ryan Whitney (Joel - jovem)
Debbon Ayer (Mãe de Joel)
Deirdre O'Connell (Hol
lis)
COMENTÁRIOS


Ganhador do Oscar de melhor roteiro original Brilho Eterno de uma mente sem lembranças(2004) de Michel Gondry com roteiro de Charlie Kaufman, conta a história de Joel (Jim Carrey), um rapaz introvertido que se apaixona por uma moça chamada Clementina (Kate Winslet) que expressa o lado dele que está lá dentro mas que ele não consegue expressar por ser retraído como intempestividade, agir por impulso, falar sem parar, etc. Só que eles se desentendem e ela usa uma tecnologia que apaga as lembranças que ela quiser., então é apagada todas as lembranças que ela tem de Joel. Por conseguinte Joel faz o mesmo. Só que durante o processo ele se arrepende...
Talvez a melhor deifinição para essa nova doidera do roteirista Charlie Kaufman, o mesmo de "Quero Ser John Malkovich", seja do crítico carioca Bernando Krivochein, que disse:

"Não é aquele filme que te faz se acabar de chorar dentro do cinema; ele te acompanha até em casa, dorme contigo e ainda te leva café na cama a semana inteira. Um filme tanto para se admirar quanto se apaixonar."


O que falar de Brilho eterno, é um filme muito inteligente o diretor Michel Gondry está de parabéns, ele utilizou recursos que hollywood se esqueceu(com por exemplo truques de câmeras simples), os atores ficam mais envolvidos não precisando contracenar com o croma verde. Engraçado como os atores protagonistas estão fazendo papeis totalmente invertidos Jim Carrey faz um cara introvertido e Kate uma garota impulsiva totalmente ao contrário e os coadjuvante (e que coadjuvantes hein) Kisrten Dunst, Mark Rufallo, Elijah Wood e Tom Wilkilson, muito bons.
O roteiro foi merecidamente premiado, é muito interessante, são trechos de histórias que aparecem quase repentinamente se você não estiver prestando atenção, perde o fio da meada do filme.
O filme é uma reflexão sobre como é importante todos os momentos de uma relação amorosa, nos aprendemos com os erros e com as decepções também e que nos amamos quem amamos não importa o que aconteça.





VALE RESSALTAR

VALE RESSALTAR... O título do filme foi retirado do poema "Eloisa to Abelard", de autoria de Alexander Pope. O mesmo poema já havia sido usado pelo roteirista Charlie Kaufman em Quero ser John Malkovich(1999). Além disso um trecho poema é citado no próprio filme.

VALE RESSALTAR...
Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Atriz (Kate Winslet). Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jim Carrey), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Kate Winslet) e Melhor Roteiro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse blog
começarei a ler para ter umas dicas de filmes bons.